DESTAQUESNOTÍCIAS

Podcast de humor atinge 400 edições em três anos no ar

No mundo virtual, o humor vem alcançando grande número de ouvintes através de podcast, e uma dessas opções é a Rádio Barata no Ar, produção da Rádio Online DiarioPB de Bayeux, Paraíba (www.radiodiariopb.com.br). Três anos atrás, no começo da pandemia, o ator e radialista Fábio Mozart criou o podcast “para fugir do círculo maior da solidão”, agregando outros coadjuvantes nos delírios da barata maluca e debochada. Apareceram os atores Bento Júnior, Das Dores Neta, Stela Maris Mariano, Edson Barlavento, Goreth Ferraz e Claudete Gomes, ajudando a manter a média de cinco mil downloads por semana, em duas edições, nas sextas-feiras e terças-feiras. A barata assanhada hoje voa nas mais importantes plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Yandex, NetEase e outros serviços de streaming. “Os números são muito significativos para o veículo”, observa Sérgio Ricardo Santos, sonoplasta do programa e diretor artístico da Rádio DiarioPB.

O programa avança em uma mídia difícil de considerar esse tipo de conteúdo. As rádios comunitárias, geralmente emissoras que atuam no interior, com público tradicionalmente conservador e não muito acessível aos eventuais palavrões e temas propagados na Rádio Barata no Ar. Muitas delas já estão transmitindo os episódios na sua grade de programação, a exemplo da Rádio Comunitária Esplanada de Brasília e Rádio Comunitária Araçá, de Mari, Paraíba. “O inseto arruma seu espaço onde os radialistas comunitários conseguem fazer diferente, oferecendo humor de qualidade para seu público ouvinte”, disse Sérgio Ricardo.

Podcast é uma mídia diferente do áudio de rádio, porque o ouvinte pode acessar o conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar. Como a produção não exige muitos recursos técnicos, depende só do talento dos comunicadores, o podcast se popularizou. “Ainda hoje as pessoas escutam programas de 2020 com o mesmo interesse, porque o lance é uma espécie de bate-papo de amigos no bar, falando besteira com humor e deboche”, explica Sérgio Ricardo. Já gravaram episódios em bar, com a participação de pessoas de todo tipo que circulam nesses ambientes. “Esses episódios bombaram porque cheios de vida como ela é e como parece ser engraçada, apesar das tragédias cotidianas”, esclarece Bento Júnior, que é professor e poeta da literatura de cordel, além de ator e produtor do grupo “Circo sem pano”.

A atriz Das Dores Neta atua a partir da cidade Itabaiana, no agreste da Paraíba, trazendo sua voz marcante e cultura do interior para a Rádio Barata no Ar. “Meu sonho era fazer rádio. Não consegui me colocar no rádio tradicional, hoje me realizo no podcast da barata, onde reúno meu desejo de ser locutora e candidata a humorista”, afirmou Das Dores, que é atriz de teatro e cinema. As outras meninas, Claudete Gomes, Goreth Ferraz e Stela Maris Mariano, também têm experiência de palco. Fizeram curso superior de artes cênicas e atualmente se divertem nesse ponto de encontro de artistas radiofônicos.

Fábio Mozart é o roteirista e líder do cast da Barata. Com mais de meio século de experiência em teatro e rádio, Mozart busca participação dos ouvintes, a exemplo de Pádua Gorrion da Rabeca, Napoleon do Rego direto de Londres e outros artistas amadores atuantes no processo colaborativo do programa. “A Rádio Barata no Ar vai buscar a fala de dona Benedita, na cidade Queimadas, na Paraíba, e destaca também a piada cretina de Pedro Malazarte, figura que mora no sul de Minas Gerais, ou o comentário de João Jales, do Rio de Janeiro, derrubando as trincheiras entre ouvintes e produtores do programa”, explica Fábio Mozart, que faz os personagens Zé Barata, pastor Pedânio, Câo Canjiquinha, Ameba, Doutor Penico Branco e Sonsinho.

Clique aqui para acessar todas as edições do programa

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
0:00
0:00